sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O que é Ética?????

Durante toda essa semana nós apenas conhecemos os professores que nos darão aula neste semestre. Hoje descobri que nas aulas de Comunicação Comparada e Multimeios teremos a presença da profª Carol. Ela basicamente nos explicou como seria o conteúdo, ou seja, foi um típico 1º dia de aula... rsrsrs. Ela tocou no assunto Ética, que fará parte do nosso conteúdo. Foi ai que me perguntei: O que é Ética????

Pensei...

Pensei...

Pensei mais um pouco...

E cheguei a várias conclusões!!! Principalmente de que Ética é mais uma daquelas coisas que todo mundo sabe, mas ninguém consegue explicar. Logo eu fiquei curiosa e procurei alguns conceitos na Internet. Descobri que a palavra vem do Grego "Ethos" e que basicamente ela determina o nosso caráter. Pois é, uma pequena palavra que possui um significado gigantesco. Algo que é valorizado por todos nós, quer dizer, alguns não se importam muito. Lendo um pouco mais, vi que ética e moral caminham juntas, porém não devemos confundir. Envolvem vários assuntos: cultura, educação, lei, etc. Contudo, eu sempre tive a opinião de que tudo no mundo é ponto de vista. Cada um tem uma maneira de pensar, agir, aceitar, ouvir, entender, enfim. Acredito que ética é mais um princípio, um conceito adotado pela sociedade, não importa se é seguido ou não, o que vale, é que ela está aí. Só por envolver cultura, ela já se torna complexa, afinal o mundo é dividido em submundos, o que nós chamamos de países. Cada um tem seu conhecimento, sua religião, sua política, sua saúde, seus costumes, sua língua, sua arte, sua música e afins. E é aí que eu pergunto será que existe o certo e o errado? O bem e o mal? O bonito e o feio? Será que todos que estiverem lendo isto vão concordar comigo? E assim por diante...

Como diz a música: “(...) O que era certo eu descobri, nem sempre era o melhor(...). Enquanto eu penso, tanto entendo que é mais fácil não pensar. O que era certo eu aprendi a sempre questionar.” Pois é, lembrei disso na hora!!!

Algo que está em alta e que envolve ética é o duelo de titãs entre Globo e Record. As duas maiores emissoras de televisão brasileiras, andam se cutucando e soltando faíscas. Uma apontando o dedo na cara da outra, mostrando os defeitos. Como diriam minhas tias, o sujo falando do mal lavado. Será ética toda essa situação? Eis a questão. Só sei que, querendo ou não, o passado condena sim, seja quem for.

Bom, por hoje é isso. Ainda estou em fase de adaptação!!!

Valeu!!

JC

Ps: Fica a dica de um livro que eu já tô lendo. O que é Ética de Álvaro L. M. Valls – SP, Ed. Brasiliense – Coleção Primeiros Passos. Ele é curtissímo, bem prático. Como diria Professor Pasquale: É isso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário